Andressa Caron- 03
Jontahan Hessel- 27
Leonardo Ferreira- 32
Maria Vitória- 41
Mariane Chaves - 42
Pedro Okan- 48
Do colégio Dom Bosco - Mercês da 2ªO, usaremos esse blog para postar pesquisas, texto, fotos e vídeos sobre a existência de cargas eléctricas e um experimento com bexigas em razão do trabalho interdisciplinar de ciências da natureza de 2011 orientado pelo professor Néris de Física.
INTRODUÇÃO
Nosso trabalho interdisciplinar de ciências da natureza é sobre a a existência de cargas elétricas e vamos usar as bexigas para isso. Esse tema envolve diretamente a disciplina de física em que no 1º bimestre estudamos sobre cargas elétricas ,e também indiretamente usa outras matérias como matemática, onde usamos para fazer cálculos de presença de cargas elétricas nas formulas de física como a lei de Coulomb. Esse assunto se trata também de átomos onde vimos primeiramente em química na 8ª série e usamos os seus conceitos até hoje, sempre acumulando cada vez mais conhecimento. A disciplina mais ausente é a biologia, porem ela compartilha conhecimentos químicos quando tratamos de carboidratos, lipídios etc. pois há reações no processo digestório. Enfim, todas as matérias de algum jeito se relacionam, porém nessa existência as cargas elétricas, junto com a física, ficam em evidência.
**Antes de seguirmos com a experiência, retomaremos alguns conhecimentos para sua total compreensão do assunto:
O QUE É ELETRIZAÇÃO?
Os processos de eletrização ocorrem na natureza constantemente e, muitas vezes, tais fenômenos passam despercebidos por nós. O fenômeno da eletrização consiste na transferência de cargas elétricas entre os corpos, e essa transferência pode ocorrer por três processos conhecidos: por atrito, por contato e por indução.
TIPOS DE ELETRIZAÇÃO
*Eletrização por Atrito
Pode-se eletrizar um corpo atritando-o á outro, fazendo com que um deles perca elétrons, e consequentemente deixando-o com carga elétrica (positiva ou negativa).
A carga dos corpos eletrizados desse modo possuem carga de sinais opostos.
A seguir, mostraremos uma tabela, denominada como série triboelétrica, na qual a substância que se lê primeiro adquire carga positiva e a seguinte carga negativa. que nos informa a carga que ficará cada material se atritado com outro:
exemplo:
Vejamos uma experiência fácil de ser feita. Materiais, inicialmente, eletricamente neutros:
- tubo de vidro (tubo de ensaio, por exemplo)
- pedaço de lã
Procedimento: Esfrega-se vigorosamente o pedaço de lã no tubo de vidro, tomando o cuidado de fazê-lo sempre na mesma região.
Em seguida, separamos os dois e notamos que há, entre eles uma força de atração:
Isso se deve ao fato de a lã ter retirado elétrons do tubo de vidro, tornando-o eletrizado positivamente, enquanto ela eletrizou-se negativamente.
*ELETRIZAÇÃO POR CONTATO
A eletrização por contato, diferentemente da eletrização por atrito, necessita de pelo menos um dos corpos carregado eletricamente. Para entender o funcionamento do processo da eletrização por contato, considere um condutor carregado positivamente e outro condutor neutro.
Aproxima-se o condutor positivo do condutor neutro até que ocorra o contato entre eles. Quando isso acontece, haverá uma transferência de elétrons do corpo neutro para o corpo carregado positivamente. Essa transferência irá ocorrer de maneira bem rápida até que ambos os condutores fiquem com o mesmo potencial elétrico.
Separando-se os dois condutores, eles estarão com cargas de mesmo sinal.
*ELETRIZAÇÃO POR INDUÇÃO
Na eletrização por atrito e por contato, há obrigatoriamente a necessidade do contato físico entre os corpos. Na eletrização por indução isso já não é necessário e é por isso que esse processo recebe esse nome.
Considere três condutores, um carregado eletricamente e ou outros dois neutros e encostados um no outro.
Aproxima-se o condutor carregado dos condutores neutros. O condutor carregado será o indutor e os condutores neutros, os induzidos.
Durante essa aproximação, observa-se uma separação de cargas nos condutores neutros. Como o indutor é positivo, o induzido mais próximo do indutor ficará negativo e o induzido mais afastado ficará positivo
Agora com o indutor ainda próximo, separam-se os dois condutores que estão juntos.
por fim retira-se o indutor das proximidades dos outros dois corpos. Teremos como resultado os dois condutores que inicialmente eram neutros, agora carregados com cargas de sinais a opostos. Note que em momento algum houve o contato entre o condutor carregado e os condutores inicialmente neutros.
Agora que já estamos cientes do que é eletrização e conhecemos seus tipos, vamos dar continuidade à experiência.
EXPERIMENTO : BEXIGAS CARREGADAS
Para a confirmação da existência de cargas podemos fazer um experimento simples com apenas duas bexigas.
*** É importante lembrar que para o experimento funcionar, a bexiga e os cabelos devem estar limpos e secos para que ocorra uma melhor eletrização***
PARA HAVER REPULSAO:
Passo 1: Devemos atritar toda a superfície das bexigas com os cabelos assim elas se eletrizaram, pois a bexiga é um material isolante e se eletriza por atrito.
Passo 2: após eletrizar as duas bexigas, deixe uma delas solta sobre uma mesa ou amarrada por um fio (como mostra na figura seguinte) e aproxime as suas partes eletrizadas verificando assim a repulsão entre elas, pois a bexiga solta se afastará.
PARA HAVER ATRAÇÃO:
Passo 1: para observamos a atração entre as bexigas, devemos eletrizar apenas uma das bexigas atritando-a com os cabelos.
Passo 2: depois devemos aproximar a bexiga eletrizada da bexiga neutra, assim as cargas existentes na bexiga neutra irão se atrair pelas cargas existentes na bexiga aproximando uma da outra,
Enfim, este experimento é de uma simplicidade extrema e muito eficaz para comprovar a existências de cargas elétricas, e após todos os conhecimentos abordados, decidimos compartilhar um jogo encontrado em um site da internet que trata sobre o assunto central do blog: eletrização:
E compartilharemos tambéms esses dois vídeos abaixo onde há informações mais detalhadas caso haja duvidas ou curiosidades no assunto:
ESPERAMOS QUE TENHAM GOSTADO DOS CONTEÚDOS APRESENTADOS NESSE BLOG E QUE TENHAM SIDO ÚTEIS PARA VOCÊS
Obrigado, dos Autores.












Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir